h1

A Fé, a Esperança e o Amor

01/01/2011

“Ainda que eu fale as línguas dos homens e dos anjos, se não tiver amor, serei como o bronze que soa ou como o címbalo que retine. Ainda que eu tenha o dom de profetizar e conheça todos os mistérios e toda a ciência; ainda que eu tenha tamanha fé, a ponto de transportar montes, se não tiver amor, nada serei. E ainda que eu distribua todos os meus bens entre os pobres e ainda que entregue o meu próprio corpo para ser queimado, se não tiver amor, nada disso me aproveitará.

O amor é paciente, é benigno; o amor não arde em ciúmes, não se ufana, não se ensoberbece, não se conduz inconvenientemente, não procura os seus interesses, não se exaspera, não se ressente do mal; não se alegra com a injustiça, mas regozija-se com a verdade; tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta. O amor jamais acaba; mas, havendo profecias, desaparecerão; havendo línguas, cessarão; havendo ciência, passará; porque, em parte, conhecemos e, em parte, profetizamos. Quando, porém, vier o que é perfeito, então, o que é em parte será aniquilado. Quando eu era menino, falava como menino, sentia como menino, pensava como menino; quando cheguei a ser homem, desisti das coisas próprias de menino. Porque, agora, vemos como em espelho, obscuramente; então, veremos face a face. Agora, conheço em parte; então, conhecerei como também sou conhecido. Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o amor, estes três; porém o maior destes é o amor.”

I aos Coríntios 13

 

Apesar de não compreender totalmente este “poema” tão conhecido, decidi que seria interessante refletir a respeito dele agora porque, quando penso em 2011, as primeiras palavras que vêm à minha cabeça são exatamente FÉ, ESPERANÇA e AMOR (por mais clichê que isso possa parecer), sendo que o amor se sobressai.

Não penso nisso com paz e alegria. Ao contrário, é difícil amar. Não é fácil ter uma vida tranquila, sem preocupações, e amar ao mesmo tempo. Paulo disse bem: o amor tudo sofre, tudo suporta. Quando amamos realmente, paramos de nos importar com nossos interesses, deixamos de priorizar nossos planos; passamos a nos empenhar pelo bem do outro. Quando o outro sofre, sofremos junto. Pior fica quando decidimos amar todos. Há sempre alguém sofrendo! Isso significa que vamos sofrer sempre! Que missão dolorosa nos foi confiada pelo Senhor! E Ele fez questão de deixar bem claro que esse é o maior dos mandamentos. Amar o outro como a mim mesmo? Isso elimina qualquer possibilidade de considerar o sentimento de pena como dever cumprido de cristão. O dó não é suficiente. Devemos sofrer com o problema do outro da mesma forma como se o problema fosse nosso! Será possível isso? Em 2010 aprendi que sim. E é com muito medo que quero pedir a Deus que em 2011 eu aprenda mais. Sei que será doloroso…

Mas amar não é de todo ruim. O amor tudo crê e tudo espera. A fé e a esperança vêm no mesmo pacote. Amar não é sofrer e lamentar a angústia como se ela não tivesse solução. Amar é chorar, sofrer, mas com a certeza de que essa tristeza não irá até o fim dos dias. O amor nos ajuda a enxergar a solução para a aflição, mesmo quando parece absurdo pensar na existência dessa solução. É com essa fé que esperamos. A espera é agitada, por vezes cansativa, dolorida, mas mesmo assim esperamos. O amor é paciente! Tudo pode passar, pode vir um vendaval e levar tudo embora, mas o amor JAMAIS acaba. É por esse motivo que ele vê o resultado do problema.

Sofremos, esperamos, vemos os resultados, que são frutos pacíficos. Voltamos a sofrer, esperamos mais, recebemos mais frutos pacíficos… Aquele que ama o outro verdadeiramente vive dentro dessa cadeia cíclica, bem representada pelo símbolo do infinito ∞.

Somente sairemos dessa cadeia quando vier Aquele que é perfeito. Quando virmos o Perfeito* face a face, então já não haverá mais sofrimento, nem pranto, nem dor. Viveremos no infinito do Sua Glória e a cadeia cíclica será felicidade concreta e completa vivenciada eternamente nos céus através de Seu grandioso amor por nós.

* Cristo

About these ads

6 comentários

  1. Lindo…..hehehe


  2. Muito bonita msg. Feliz ano novo cheio de FÉ, ESPERANÇA E AMOR.


  3. Lindo! Me emocionei. Deus te abençoe.


  4. “Um dia, a FÉ, a ESPERANÇA e o AMOR saíram pelo mundo para ajudar os aflitos. Quem das três, seria capaz de realizar o melhor trabalho para a glória de Deus?

    A beira da estrada da vida encontraram um homem pobre que sofria com uma doença que o deixou paralítico desde nascença. Mendigava às almas caridosas a fim de sobreviver. Diante daquela situação, a FÉ tomou a frente da Esperança e do Amor para resolver o caso. Disse:

    Esperem aqui, vou realizar minha obra na vida daquele infeliz e tirá-lo daquela situação.

    A FÉ trouxe ao homem a palavra de Deus e assim ela foi reproduzida no coração dele. Imediatamente aquele homem se rebelou contra aquela situação e usou a FÉ que tinha no coração para determinar sua cura e, no momento em que orava, seus ossos e juntos tornaram-se firmes.

    Finalmente ficou de pé e saltou de alegria. Não precisava ficar mais a beira da estrada para mendigar e muito menos padecer todas as dores de antes.
    Passadas algumas horas, o homem não tinha para onde ir. Nem casa, nem profissão, que lhe desse condições de se estabelecer na vida.

    Neste momento a ESPERANÇA sentiu que era chegada a sua vez de trabalhar. Ela o levou para o alto da montanha e fez com que ele visse os férteis campos da terra. Desta maneira, foi mudando o seu coração e o homem entendeu que podia prosperar.

    Movido pela força da ESPERANÇA, ele se pôs a caminho. Logo conseguiu um emprego, em uma fazenda próxima, e rapidamente aprendeu a cultivar a terra. Em pouco tempo, tinha juntado o suficiente para comprar seu próprio campo.

    Com FÉ e ESPERANÇA, renovava suas forças a cada dia, e em poucos anos expandiu grandemente seus negócios. Suas colheitas eram exportadas em navio, alcançando portos de todo o mundo.

    Ele tinha muitos empregados e se tornou o homem mais rico da terra. A FÉ e a ESPERANÇA estavam satisfeitas com o maravilhoso trabalho que haviam produzido na vida daquele homem.

    Então disseram ao Amor:
    “Não te preocupes em realizar tua obra. Vês, que juntas, mudamos completamente a vida deste homem, fazendo-o forte e próspero”.

    Assim, o Amor partiu em busca de alguém a quem pudesse ajudar. O império daquele homem se expandia por todo o lado, de forma que eram tantas as casas que muitas delas nem sequer conhecia.

    Viajou o mundo inteiro e nada mais havia que o surpreendesse. Mas com o passar do tempo o homem foi ficando triste e enfastiado.
    “Tenho tudo que um homem possa desejar” dizia ele, “mas ainda me sinto vazio”.

    A FÉ e a ESPERANÇA conversavam o que podiam fazer para torná-lo forte como antes? Ele agora não precisava do milagre da cura nem da Esperança para crer no sucesso do seu futuro, pois era muito rico.
    Então as duas foram correndo em busca do AMOR para lhe pedir ajuda.
    O AMOR voltou com elas e realizou sua obra no coração daquele homem.

    Ao sentir AMOR, ele passou a entender Deus e a sua mais extraordinária obra. Surgiu a necessidade de ajudar outros com os mesmos problemas que os seus. A FÉ e a ESPERANÇA entenderam que embora suas obras tivessem sido de grandeza extraordinária… com o passar do tempo, sem AMOR, tudo perdia o sentido.

    A FÉ é rápida… a ESPERANÇA permanece por mais tempo, mas o AMOR… NÃO ACABA NUNCA !!!(Desconheço o autor)

    Parabéns pelo texto.
    Abraços sinceros,
    Andreia
    (Sax&Cia)


  5. Oi, Andreia!
    Muito obrigada pelo comentário, história linda também!
    Fiquei triste com sua saída da comu… volta, por favor!
    Abraço!


  6. MARAVILHOSO!!!



Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: