Gênesis 3.21

“O SENHOR Deus fez roupas de pele e com elas vestiu Adão e sua mulher”.

 

Para a roupa de pele existir, subentende-se que animais tiveram que ser mortos. Assim, começava-se a sentir o efeito do pecado sobre o mundo.

Fez. As roupas foram feitas por Deus (ver comentário sobre a diferença entre os verbos fazer e criar em Gn 2.7). Portanto, foi ele mesmo quem matou os animais. Foi ele quem escolheu quantos e quais, de qual classe e espécie morreriam. Deus tem esse poder, ele pôde realizar todo esse processo sem pedir permissão a nenhum órgão de proteção aos animais. Por mais que Deus ame todos os animais e cuide deles, o homem é para Ele o mais importante da criação, por isso Deus não hesitou em matar animais com o único objetivo de fazer para o homem roupas com a pele.

Deus poderia simplesmente ter chamado à existência essas roupas, sem a necessidade de usar a pele animal. Mas foi dessa maneira que escolheu fazer. Eu não saberia dizer o porquê, mas creio que, entre seus motivos, ele estava querendo mostrar a gravidade do pecado que cometeram, que as consequências são de morte. Talvez também estivesse prefigurando o sistema de sacrifícios da lei mosaica, em que um animal puro e inocente levava o castigo pelos pecados do povo e que, por sua vez, prefigurava a morte de Jesus em lugar de pecadores.

Obs.: Eu entendo que esse texto não dá abertura alguma a discussões a respeito do vegetarianismo e do veganismo, nem a favor, nem contra. Muito menos é um incentivo ao maltrato animal. Como pudemos ver, não foram homens que arrancaram o couro dos animais, foi o próprio Deus com um propósito específico. Se quiser respaldo bíblico para maltratar um animal, lamento informar que não encontrará versículo algum. Agora, se quiser entrar em uma discussão quanto ao que a Bíblia te permite ou não permite comer, comece com Gn 9.3, passe por Dn 1.8-16, Mc 7.18-19 e termine em Rm 14.2-6.

28/01/18

[Este texto é fruto de meu plano de estudo bíblico pessoal a respeito da soberania de Deus. Leia sobre isso aqui.]

Deixe um comentário!

Anúncios

Um comentário sobre “Gênesis 3.21

  1. Pingback: Contemplando a soberania de Deus | O que me interessa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s